Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Encouraçado Potemkin


Com este filme o russo Sergei Eisenstein produziu uma obra considerada um clássico do cinema mudo. E de fato trata-se de uma película intrigante e marcada por uma bela fotografia.

Resumindo o enredo do filme: "Em 1905, na Rússia czarista, marinheiros do navio Potemkin estão insatisfeitos com as condições de trabalho. Quando um grupo é condenado à morte após se recusar a comer carne podre, começa uma revolta contra o governo" (Folha, 2011).

A revolta dos marinheiros seria o prenúncio da Revolução Russa deflagrada em 1917. Neste filme de Eisenstein podemos assistir a eletrizante cena da escadaria que consagrou o cineasta russo como o mestre da montagem de atrações. 

Encouração Potemkin é uma película síntese do pensamento de Eisenstein. Na sua concepção a multidão ou as massas necessitariam ser filmadas, pois se no cinema burguês o indíviduo era o protagonista, no cinema materialista ou influenciado pelo marxismo, o personagem do enredo deveria ser o povo ou a multidão como os verdadeiros protagonistas de seus atos na história. Eu recomendo este filme a todos aqueles que acham que o cinema não consegue entreter e ao mesmo tempo fazer pensar.

Um comentário:

  1. OLÁ PROFESSOR JAILSON

    BELA DICA DE UM FILME QUE RETRATA UM PERIODODA NOSSA HISTORIA
    VALEU PELA INDICAÇÃO

    ResponderExcluir