Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Os incompreendidos


Você já sentiu incompreendido (a) por alguma coisa, fato, ou atitude? Se respondeu sim, então deve assistir a este filme de François Truffaut, pois trata-se do primeiro filme realizado por este cineasta francês.

Confesso que fiquei deveras emocionado com o lirismo deste filme que ainda não tinha visto. Já vi outras películas de Truffaut e tive a mesma sensação ao ver Os incompreendidos (Les 400 coups): surpresa, indignação, tristeza, sobressalto... Estas foram as minhas impressões iniciais.

Para quem não conhece François Truffaut: ele esteve à beira de se tornar um delinquente juvenil, e foi salvo pelo cinema. É isso mesmo! O cinema reabilitou aquele garoto e jovem francês que passou a colaborar com o consagrado crítico André Bazin. Bazin viu naquela revolta daquele garoto uma paixão pelo cinema e o convidou para escrever na famosa revista Cahiers du Cinéma, considerada a bíblia dos cineastas modernos, inclusive para os brasileiros.

O tema da juventude e seus problemas já foi tematizado em outros filmes como o nosso Pixote (Hector Babenco), e Bicho de Sete Cabeças ( Lais Bodanzky), ou mesmo em Leolo (Jean-Claude Lauzon) já comentado aqui neste blog. Contudo, Os incompreendidos oferece ao espectador o lirismo presente nos melhores romances que tenhamos lido. Por essas e por outras estou indicando François Truffaut para nossos (as) leitores (as)...

2 comentários:

  1. Deve ser um filme muito bom.Você assistiu Capitães da areia?

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PROFESSOR JAILSON

    NÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSSITI ESTE FILME:OS IMCOMPREENDIDOS,MAS SÓ EM SABER QUE O AUTOR QUASE FOI UM DELINQUENTE JUVENIL E FOI RESGATO PELO AMIGO, UMA ALMA NOBRE, E QUE SE SUPEROU...

    VALEU PELAS INFORMAÇÕES E PELA INDICAÇÃO.

    ResponderExcluir