Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mamãe faz cem anos




Olá! Estou de volta com mais um filme que vale a pena da Coleção Folha Cinema Europeu. Desta vez, com o filme Mamãe faz cem anos, de Carlos Saura.

A estrutura do filme é simples: membros de uma família espanhola se reúnem numa casa de campo para celebrar os cem anos da matriarca, porém, traços obssessivos de alguns afilhados e parentes, afloram, nesta narrativa conturbada de Carlos Saura.

Carlos Saura, cineasta espanhol, apresenta uma filmografia diversificada entre a crítica ao regime do ditador Francisco Franco (Cria Cuervos) que governou aquele país por cerca de quarenta anos, e filmes que tratam sobre a ditadura argentina (Tango,) utilizando como motivo principal da sua narrativa, a tradicional dança portenha, o tango.

Mamãe faz cem anos é uma mistura meio rodrigueana (Nelson Rodrigues) com o surrealismo de Buñuel, sobretudo se pensarmos nas peças daquele dramaturgo brasileiro (não sei se Saura leu Nelson) que retratam a sociedade carioca (por que não brasileira?) permeada pela lascívia, o cinismo e o caráter puritano que rege nossas relações com os outros em sociedade. Buñuel, aliás, foi um inspirador de muitos filmes de Carlos Saura mediante a atmosfera meio real e absurda de seus filmes.


Um comentário:

  1. OLÁ PROFESSOR JAILSON

    BELA DICA ESTE FILME, QUANTO A LEITURA POR PARTE DE SAURA AS COISAS DE NELSON, SOMOS HERRANÇA VIVA DOS EUROPEUS, COMO CREIO NA REENCARNAÇÃO, POSSO ATÉ AFIRMAR QUE MUITOS VIERAM PARA AS TERRAS BRASILIS APRIMORAR E MELHORAR A MORAL!

    ResponderExcluir