Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Nicolelis faz um alerta: tá faltando engenheiros no país

Já registrei aqui no blog o livro do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis (Muito além do nosso eu) e o prêmio que recebeu o ano passado pelo jornal O Globo.

 Miguel Nicolelis é bastante ambicioso e revela em entrevista recente os seus planos para o futuro: ele deseja que "O Walk Again [seja] a semente de uma nova indústria no Brasil, a da tecnologia de reabilitação. Gostaríamos de usar o Walk Again [projeto de criar um exoesqueleto robótico controlado pelo cérebro] como projeto-âncora para lançá-la aqui no Brasil com a construção da infraestrutura do parque neurotecnológico do Câmpus do Cérebro”, diz.

Nessa entrevista, realizada para o site Link no dia 01-04-12, Nicolelis constata, com temor, uma situação que conhecemos tão bem neste país que ainda não percebeu que a educação é a chave para um futuro melhor de nossa população: “Nossa situação é dramática. O déficit de engenheiros que o Brasil tem é gigantesco. E esse é um assunto estratégico. A indústria deste século, sem dúvida, é a do conhecimento e estamos em grande desvantagem. Se não acordarmos agora, não precisamos mais acordar. A janela de oportunidade está se fechando – e rápido.” Confira a entrevista completa neste link.

Um comentário:

  1. OLÁ PROFESSOR JAILSON

    CONSEGUI LER TODA A MATERIA ATRAVÉS DO SEU LINK, PELO MENOS É UM PORTAL DE ESPERANÇA PARA MUITOS PACIENTES QUE PRECISAM DE LOCOMOÇÃO.
    ESTAREMOS NA TORCIDA PARA QUE O ROBÔ OU O INDIVIDUO CADEIRANTE POSSA CHUTAR A PERNA NA COPA!
    NÃO PODEMOS PERDER A ESPERANÇA, NUNCA, MESMO COM TODO O DEFICIT CITADO PELO AUTOR.....

    ResponderExcluir