Total de visualizações de página

domingo, 4 de maio de 2014

Propaganda do novo AXE 2014




As propagandas de TV podem vir a ser um forte aliado do educador no ofício de ensinar e para as demais pessoas que se interessam em desvendar aspectos da cultura contemporânea. As peças publicitárias narram uma história e, aproveitam-se do conteúdo comum dos espectadores e, dessa forma, veiculam uma mensagem que desconsidera o indivíduo e valoriza as coisas, as conquistas materiais e a sociedade de consumo capitalista.
Se os pequenos filmes são efêmeros, esse fato não deve servir de pretexto para menosprezá-los. Ao contrário, o educador tem ao seu alcance um recurso: a análise das propagandas, pois, elas movimentam necessidades e gostos e necessitam ser decifradas e a sala de aula constitui o espaço adequado para tal fim bem como os blogs e demais instrumentos de interação como as redes sociais.
A propaganda que propomos falar muito rapidamente diz respeito ao novo AXE Peace - Faça amor e não guerra. A pequena peça trata de conflitos contemporâneos: Guerra do Vietnã; Guerra do Golfo Pérsico com Saddam Hussein e outros ditadores; Coreia do Norte e possivelmente Segunda Guerra Mundial ou a Primavera de Praga.
A pequena peça aproveita-se de um determinado senso comum em torno desses conflitos e vende a ideia da paz em detrimento da guerra, mediante o amor, como se os conflitos dependessem de uma causa pessoal e não dos interesses econômicos, e geopolíticos dos países e dos grupos. Vale a pena dar uma conferida na propaganda e também tirar suas conclusões.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário