Total de visualizações de página

domingo, 29 de maio de 2011

Onde começou a minha pesquisa que resultou no livro Filmografia?

Basicamente minha pesquisa sobre cinema brasileiro que resultou no livro Filmografia começou com a leitura de um texto sobre a historiografia clássica do cinema nacional. A discussão é simples e pode ser acompanhada da leitura de um texto do historiador Jean-Claude Bernardet que assina um comentário sobre o meu livro publicado no marcador de página.
Em que consiste a reflexão de Jean-Claude Bernardet? De acordo com Bernardet, dir-se-ia que, na historiografia clássica do cinema brasileiro, sobretudo em textos de Paulo Emílio Salles Gomes, Jurandir Passos Noronha, Paulo Paranaguá e Alex Viany, a ideia ou a busca de um nascimento para o cinema nacional corroborou para que esses historiadores aceitassem uma filmagem da Baía de Guanabara, realizada por Alfonso Segreto, em 1898, como o nascimento do cinema brasileiro.  Tal se deu sem uma crítica metodológica aprofundada às fontes primárias, uma vez que o suposto filme de Segreto nunca foi encontrado ou teve a sua exibição confirmada. Nesse sentido, a historiografia clássica do cinema brasileiro opera, em seu interior, uma dupla omissão: relega a segundo plano a exibição, uma variável significativa do processo cinematográfico em detrimento da produção (filmagens); e omite determinadas regiões cuja produção de filmes esteve aquém de ser alçada à categoria de “ciclo regional” ou produtor de películas, tal como se enquadra a cidade de Montes Claros e o seu circuito exibidor.
Quem se interessar em aprofundar a discussão veja o texto do Bernardet neste link.

2 comentários:

  1. OLÁ PROFESSOR JAILSON

    SEU TRABALHO DE RESGATE A MEMORIA DA EXIBIÇÃO DOS FILMES EM MOC, FOI FUNDAMENTAL PARA SEU TRABALHO. EM UM PAIS QUE NÃO TEMOS MEMÓRIA VOCÊ ESTÁ DE PARABENS MAIS UMA VEZ POR SUA DEDICAÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Continue publicando os seus textos, estou adorando.
    jaci

    ResponderExcluir