Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Asas do desejo de Wenders


A cinematografia do alemão Wim Wenders é intrigante! De o "Estado das coisas", que trata sobre o questionamento do gangsterismo no meio cinematográfico a este Asas do desejo, que tem como protagonista dois anjos sobre o céu de Berlim, podemos esperar do alemão o insusitado, e belas imagens.

O cenário de Asas do desejo é o céu de Berlim em anos finais que antecedem a queda daquele muro que ficou famoso em todo o mundo após a Segunda Grande Guerra Mundial.

Os anjos acompanham os homens na sua atribulada vida terrena. Contudo, um anjo se apaixona por uma humana e deseja tornar-se um homem e amar aquela trapezista do circo. 

Você pode até achar que viu esta história no cinema tendo como protagonista Nicolas Cage em Cidade dos anjos, porém, trata-se de uma refilmagem do filme de Wenders. Perguntado sobre o resultado daquele  filme contracenado por Cage, Wenders teria dito que havia gostado do resultado da história.

O filme de Wim Wenders encantou Caetano Veloso e lhe inspirou a comentá-lo em pequeno trecho de sua música Estrangeiro: "Anjos sobre Berlim, o muro desde o fim, e no entanto é um sim..."

Porém, Asas do desejo é muito mais que um comentário sobre a separação que o Muro de Berlim provocou entre as famílias. Este filme toca em temas atuais: a problemática da comunicalibidade das pessoas, o suícidio, o sentido da vida, a morte, a velhice... Há sequências fascinantes da atriz Solveig Dommartin no trapézio e Bruno Ganz numa excelente atuação carregada de lirismo e tensão.

Asas do desejo marcou um geração de cinéfilos, como eu, que não consegue esquecer os dois anjos perambulando pelas ruas e bibliotecas de Berlim.

O filme vale por uma porção de coisas, mas, não dá pra ficar estranho à mudança de cores das imagens que se alternam na medida em que o anjo decide se tornar humano.

Se você ainda não viu este filme, aproveite agora, pois, tenho certeza que sairá deslumbrado (a) e com uma vontade de se tornar anjo (a) e sair pelo mundo em busca de aventuras...

Um comentário:

  1. OLÁ

    REALMENTE ESTE FILME É ENCANTADOR!
    MAS PREFIRO TER A CERTEZA DE QUE TEMOS UM ANJO PROTETOR E QUE SOMOS HUMANOS INCABADOS E QUE NESTA CONDIÇAO ALCANÇAR ESTE ESTADO ANGELICAL ESTÁ MUITO LONGE!

    ResponderExcluir