Total de visualizações de página

domingo, 1 de abril de 2012

O cinema argentino está com fólego!

Outro dia tive a oportunidade de assistir dois filmes concretizados na Argentina. Vou comentar um deles hoje.

A película chama-se Aura (El Aura, 2005) e trata-se da co-produção entre a França, Argentina e a Espanha. A narrativa do filme retrata um taxidermista (Arte que consiste em dissecar os animais mortos, para os conservar com aparência de vivos), obscecado com a possibidade de realizar um assalto a um banco. Ele acaba convidando o amigo para a sua empreitada, porém o amigo não enxerga com bons olhos aquela proeza. 

Além dessa característica meticulosa (a obscessão) do personagem principal, temos que este protoganista padece da epilepsia que torna um motivo para que o diretor do filme (Fabián Bielinsky) traduza em imagens poéticas as sensações psíquicas de um epilético e sua relação com o mundo.

Este pequeno resumo sobre este filme não poderia terminar sem fazer a menção ao fato de que é muito difícil de assistir filmes de outras nacionalidades nos cinemas das pequenas e médias cidades brasileiras. É com muita tristeza que constatamos que nosso sistema de exibição brasileiro previlegia o sistema de lotes, coisa que os cineastas brasileiros repugnavam durante os anos sessenta, setenta de oitenta e que perdura até hoje e explico: os exibidores estabelecem um contrato com os grandes distribuidores mundiais, em geral estudunidenses, e passam a exibir, em grande maioria, filmes daquela nacionalidade, prejudicando a exibição de filmes de outros países, inclusive do nosso. Dessa forma, não podemos assistir a filmes argentinos, iranianos, africanos e asiáticos nas cidades menores... É uma lástima! Veja o Triler abaixo.



2 comentários:

  1. OLÁ PROFESSOR JAILSON

    MUITO BOM O SEU COMENTÁRIO DO FILME ARGENTINO

    NÃO SABIA SOBRE O SISTEMA DE LOTES PARA EXIBIÇÃO DOS FILMES, SABIA QUE O PODER CAPITALISTA IMPERA NOS NOSSOS GOSTOS, NA NOSSA CULTURA,ETC E TAL.
    PRECISAMOS SIM, DIVULGAR FILMES BONS PARA QUE TENHAMOS UMA FORMAÇÃO MAIS ABRANGENTE.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo! Um pouco de nossa ignorância em relação a certas cinematografias latinas deve-se a este sistema de lotes que impera no Brasil. Precisamos assistir outras imagens para que possamos conhecer melhor o nosso país... Não Acha?

    Jailson

    ResponderExcluir