Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O garoto de Liverpool



Se você gosta de rock'n'roll não deixe de assistir ao filme O garoto de Liverpool. Este filme trata sobre a infância e adolescência do músico John Lennon.

John tornou-se conhecido por ter sido um dos fundadores da banda The Beatles e por assumir um forte discurso pacifista que adquire nos dias de hoje uma relevância ainda maior face aos inúmeros conflitos mundiais ou problemas sociais pelos quais a população do mundo industrializado padece.

A partir do filme constata-se que a adolescência de John Lennon foi muito conturbada. Sua mãe esteve envolvida com muita badalação e ainda jovem teve que deixar o menino John com a tia gerando inúmeros conflitos no adolescente. John, muito talentoso para os instrumentos, não parece ter frequentado qualquer escola musical, e tudo indica que aprendeu com os amigos e a mãe a técnica instrumental que mais tarde desenvolveria por si mesmo.

Chama a atenção, neste filme, a influência de Elvis Presley sobre o garoto de Liverpool… Elvis, com seu estilo irreverente, “tocou” o imaginário da juventude dos anos cinquenta e sessenta com a sua voz e performance provocativa. John Lennon estava atento e procurou imitá-lo. O filme, de um rompante profundamente didático, contribui um pouco para desbravar o período inicial da fase de formação de um dos melhores talentos políticos musicais que o multiculturalismo produziu. 


2 comentários:

  1. OLÁ PROFESSOR

    CREIO QUE LENNON FOI UM ANTES E OUTRO DEPOIS, QUANDO SE ENCANTOU PELA YOKO. AGORA VOCÊ EXPLICOU,! TUDO LEVA CRER A CARENCIA AFETIVA MATERNAL, QUE O FEZ VIVER SÓ PARA ELA, PERMANECER FECHADO EM SEU MUNDO, A PONTO DE ENTRAR EM CRISE COM O RESTO DA BANDA, É O QUE DIZEM.....

    FAZER O QUE? , O MAIS IMPORTANTE ELE DEIXOU AÍ PARA NÓS, SUA OBRA COM LINDAS MÚSICAS!
    Regina

    ResponderExcluir
  2. Creio que tem razão cara Regina... Lennon era muito intenso e profundamente crítico em relação à nossa sociedade burguesa centrada nos indíviduos. Ele levou tudo isso até o fim!

    Jailson

    ResponderExcluir