Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O passageiro - Profissão: Repórter (1975) de Antonioni

Trailer



Aqui vai mais uma dica de um bom filme que vale a pena assistir: trata-se de O passageiro - Profissão: Repórter (1975) de Antonioni.

O filme narra a epopeia de um jornalista (interpretado por Jack Nicholson) britânico, que pretende concluir um documentário acerca de determinados guerrilheiros africanos[1] que lutam para destronar um regime autoritário que se apossou do governo, e, para tal fim, sequestram um grupo de missionários estrangeiros com o intuito de chamar a atenção para a sua causa.

O personagem David Locke, eminente repórter da BBC, está insatisfeito com o seu casamento e com o seu trabalho, e aproveita-se do fato de que seu vizinho de quarto falece, cuja causa mortis foi um súbito enfarte fulminante, e assume a sua identidade e os pertences do defunto. Doravante, David Locke encarnará o papel de Robertson, um traficante internacional de armas, que permanecia sensível às causas revolucionárias desde que lhe pagassem bem para adquirir os equipamentos miliares.

Mas parece que a insatisfação de David/Robertson não cessa com a nova identidade. O personagem, que antes, no deserto, poderia ser descrito como um errante que navegava a ermo pelas areias ardentes na trilha dos guerrilheiros, agora, nas cidades, ensaia uma tímida flanerie (grosso modo, pode ser um "vagabundo") pelos parques, museus e bares das metrópoles, sem, contudo, conseguir frear seu descontentamento e a ausência de sentido que ameaçava a nova vida.

Essas são apenas algumas passagens do filme que revela um impressionante desfecho da trama. 






[1] O país no qual a ação é sugerida não é nomeado no filme, embora se saiba que as locações ocorreram no deserto da Argélia, em Londres e Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário