Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cinema Paradiso



Cinema Paradiso é um barato! Não é possível assistir a esse filme e ficar imune às emoções que ele suscita no espectador. Já vi, revi, e revi de novo esse filme várias vezes. Qualquer pessoa que tenha tido uma experiência numa sala de cinema conseguirá se apaixonar por Cinema Paradiso.

É bastante provável que tenha havido pelo um cinema nas cidades com mais de cinquenta mil habitantes no Brasil. Pois bem, a narrativa de Cinema Paradiso toma por base essa realidade. Trata-se da trajetória de um cinema e a paixão de dois projetistas pelo cinematógrafo. Alfredo e Totó. Alfredo é mais velho e Totó ainda é uma criança. Ambos são apaixonados pelo cinema.

A música do filme parece ter sido feita para criar um ambiente de algo vivido com intensidade e melancolia. Esse primeiro ambiente advém das experiências que os espectadores tiveram dentro da sala do Cine Paradiso: há aqueles que conseguem um parceiro dentro do cinema; há outros, como o padre, cuja função era assistir aos filmes e não permitir que as cenas consideradas por ele como eróticas (um beijo na boca, por exemplo), fossem veiculadas.

O outro ambiente, de melancolia, por sua vez, é retratado no filme por uma sensação de que tudo aquilo irá acabar um dia, principalmente o prédio do cinema, na qual os espectadores travaram as mais vívidas paixões. O cinema popular acabou (salas pequenas e aconchegantes); o ambiente de convivência dentro das salas já não existirá; a música já não toca mais os espectadores. Uma época do cinema já se foi e não retornará senão na memória daqueles que a curtiram com muito amor.

Acredito que uma parte da nossa juventude atual não terá a compreensão exata do que foi essa etapa do cinema senão a partir das próprias histórias que contam essa história, tal como o Cinema Paradiso, ou mesmo os livros, tal como o meu Filmografia da exibição cinematográfica em Montes Claros. Estou no meu terreno! O meu objeto de pesquisa foram as salas de cinema que se acabaram em Montes Claros, tal como o Cinema Paradiso.

Cinema Paradiso é uma homenagem ao cinematógrafo! A todos aqueles profissionais envolvidos na produção, distribuição e exibição dos filmes. O cinema é considerado a arte mais popular no mundo. Tava faltando um filme que fizesse essa homenagem, das muitas que o cinema merece. Viva o cinema!

2 comentários:

  1. OLÁ PPOFESSOR

    GOSTEI DA SUA POSTAGEM SOBRE O FILME PARADISE,NUNCA ASSITI,MAS REGISTREI PARA NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE VÊ-LO;
    VALEU!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jailson,
    Adoro este filme!Com certeza um belo filme!Parabéns pelo blog,viu!
    bjs,
    Jacqueline

    ResponderExcluir