Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Hiroshima, mon amour


A Segunda Grande Guerra Mundial já inspirou muitos cineastas e pintores. Uma história de amor e poesia num cenário pós-atômico talvez seja a originalidade deste filme de Alain Resnais.

Este cineasta foi considerado como participante da Nouvelle Vague, movimento cinematográfico que modernizou o cinema francês nos anos cinquenta e princípios de sessenta.

O que mais chama a atenção em Hiroshima, mon amour se traduz em flhashes recorrentes da destruição que se processou na cidade japonesa. Trechos de documentários, fotografias, museus, manifestações, cartazes... Tudo nos lembra aquele fatídico dia na qual os estadunidenses bombordearam o Japão inaugurando assim a era atômica da modernidade.

Este filme merece ser visto várias vezes. O (a) amigo (a) leitor (a) irá perceber que não se trata de diálogos banais de um casal que padece com as consequências da guerra em suas vidas. A composição do enredo do filme contou com a colaboração da escritora Marguerite Duras, portanto, no mínimo, a poesia e o domínio da linguagem dos personagens estão garantidos nesta película. E você poderá concluir que não é pouco.

3 comentários:

  1. OLÁ PROFESSOR JAILSON

    ACOMPANHADO OS ACONTECIMENTOS RECENTES COM OS JAPONESES, PODEMOS COMPROVAR O QUANTO ELES SÃO DIFERENTES DE NÓS!
    ESTE LINDO FILME SÓ REFORÇA O EXEMPLAR COMPORTAMENTO DELES DIANTE DAS TRAGEDIAS, QUE É DE UNIÃO E AJUDAR SEMPRE O PROXIMO, PARA QUE TODOS TENHAM A POSSIBILIDADE DE RECONSTRUIREM AS SUAS VIDAS...
    ESPERAR POR HORAS EM LONGAS FILAS PARA ESPERAR A SUA VEZ, RESPEITAR OS MAIS VELHOS, PROTEGER AS CRIANÇAS, ESTES APENAS SÃO ALGUNS EXEMPLOS!
    EXIBIR ESTE FILME, É MUITO POUCO PARA REVENECIARMOS ESTE POVO TÃO SOFRIDO.....
    VOCÊ ESTÁ DE PARABENS PELA LEMBRANÇA!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jaison, você escreve bem , tem conteúdo rsrs gostei bastante. Muito bom mesmo *-*
    Mas teria jeito de colocr link para baixar : ou onde encotraremos com maior facilidade.
    Obrigada

    ResponderExcluir