Está acontecendo um fenômeno no campo do cinema que tem chamado a atenção dos pesquisadores: o sumiço das locadoras de bairro.
Por quase duas décadas, as locadoras de bairro, que pipocaram com o advento da fita VHS, ocuparam um papel semelhante aos cine-poeira ou cinemas de calçada. Estes cinemas constituíram uma referência importante para as comunidades, pois, neles os moradores e suas famílias passaram horas se divertindo com a sétima arte.
Estes cinemas já existem mais. Semelhante processo de desaparecimento dos cine-poeira têm se verificado com as locadoras de bairro, que se extinguem pouco a pouco.
Estas locadoras já não conseguem acompanhar o processo de concentração e de oligopolização do campo cinematográfico em nível mundial. A tendência aponta para a concentração e o surgimento de grandes cadeias de locadoras capazes de acompanhar as mudanças tecnólogicas porque que passa o cinema no mundo.
Infelizmente, a paisagem de cogumelos dos cinemas e locadoras de bairro tende a desaparecer nos próximos anos. A revolução tecnológica cuidará disso e será preciso fazer a história das locadoras de bairro que tantas alegrias trouxeram para os cinéfilos que não as abandonaram...
OLÁ PROFESSOR JAILSON
ResponderExcluirAINDA BEM QUE TEM PESSOAS COMO VOCÊ QUE CUIDA DAS NOSSAS LEMBRANÇAS, POIS PARECE QUE VIVEMOS EM UMA COMUNIDADE DESCARTAVEL, O QUE PASSOU NAO TEM MAIS VALOR,É SEMPRE É BOM CITAR UMA BOA ARTE, QUE NUNCA DEVERIA DEIXAR DE SER LEMBRADA E ASSISTIDA!
VAMOS PEDIR A NOSSA PEQUI PARA LIDERAR A CAMPANHA NO TWITER, DE VALE A PENA ASSITIR DE NOVO, SÓ QUE DESTA VEZ SERIA OS BONS FILMES!
Campanha de vala a pena assistir de novo seria uma boa.As locadoras estão desaparecendo, tem filme na net de graça.
ResponderExcluir