Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As locadoras de bairro e os cinemas

Está acontecendo um fenômeno no campo do cinema que tem chamado a atenção dos pesquisadores: o sumiço das locadoras de bairro.

Por quase duas décadas, as locadoras de bairro, que pipocaram com o advento da fita VHS, ocuparam um papel semelhante aos cine-poeira ou cinemas de calçada. Estes cinemas constituíram uma referência importante para as comunidades, pois, neles os moradores e suas famílias passaram horas se divertindo com a sétima arte.

Estes cinemas já existem mais. Semelhante processo de desaparecimento dos cine-poeira têm se verificado com as locadoras de bairro, que se extinguem pouco a pouco. 

Estas locadoras já não conseguem acompanhar o processo de concentração e de oligopolização do campo cinematográfico em nível mundial. A tendência aponta para a concentração e o surgimento de grandes cadeias de locadoras capazes de acompanhar as mudanças tecnólogicas porque que passa o cinema no mundo. 

Infelizmente, a paisagem de cogumelos dos cinemas e locadoras de bairro tende a desaparecer nos próximos anos. A revolução tecnológica cuidará disso e será preciso fazer a história das locadoras de bairro que tantas alegrias trouxeram para os cinéfilos que não as abandonaram...

2 comentários:

  1. OLÁ PROFESSOR JAILSON

    AINDA BEM QUE TEM PESSOAS COMO VOCÊ QUE CUIDA DAS NOSSAS LEMBRANÇAS, POIS PARECE QUE VIVEMOS EM UMA COMUNIDADE DESCARTAVEL, O QUE PASSOU NAO TEM MAIS VALOR,É SEMPRE É BOM CITAR UMA BOA ARTE, QUE NUNCA DEVERIA DEIXAR DE SER LEMBRADA E ASSISTIDA!
    VAMOS PEDIR A NOSSA PEQUI PARA LIDERAR A CAMPANHA NO TWITER, DE VALE A PENA ASSITIR DE NOVO, SÓ QUE DESTA VEZ SERIA OS BONS FILMES!

    ResponderExcluir
  2. Campanha de vala a pena assistir de novo seria uma boa.As locadoras estão desaparecendo, tem filme na net de graça.

    ResponderExcluir