Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

"Metropolis" de Fritz Lang


Muito antes do Exterminador do Futuro o cineasta alemão Fritz Lang anteviu a possibilidade de explorar no cinema o conflito Homem-Máquina. Precisamente em 1927, quase uma década antes do nazismo ganhar os corações dos alemães, era exibida da película "Metropolis".

Mediante um enredo singular temos a narrativa de um jovem rico que se apaixona por uma moça pobre escravizada pela elite da qual o jovem provinha. Eis um tema clássico tanto nos romances quanto na vida cotidiana das pessoas. Porém, este conflito se agrava no exato momento em que um cientista, aliado da elite, inventa uma mulher-máquina que substitui a jovem pobre tendo em vista impedir que os escravos se rebelem na "metropole".

Esta narrativa por si já garantiria a unanimidade desta película no panteão dos filmes clássicos mundiais, contudo, o motivo que lhe conferiu aquela unanimidade residiu no fato de congregar características do expressionismo alemão calcado na deformidade e nos contrastes das luzes e sombras presente no cenário da "metropole".

Por tudo isso, creio que vale a pena assistir este filme de Fritz Lang que fugiu da Alemanha, tempos depois da realização de "Metropolis",  na direção da meca do cinema mundial: Hollywood. Mas isso é uma outra face do cinema que depois poderá ser comentada neste blog.

2 comentários:

  1. OLÁ PROFESSOR JAILSON

    A DICA FOI FANTASTICA E RETIRADA DO FUNDO DO BAÚ!
    REALMENTE ESTE FILME É MUITO BOM E VALE A PENA REVE-LO.
    SE ALGUÉM NAO O VIU NAO SEI COMO ORIENTAR, PORQUE AQUI POR MINHAS BANDAS AS LOCADORAS ESTÃO SAINDO DE MODA!

    ResponderExcluir