Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Roma, cidade aberta



Roberto Rossellini é considerado uma referência para todos aqueles que desejam fazer cinema. É uma pena que os jovens e apaixonados pela sétima arte não o conheçam devidamente.

Este cineasta, juntamente com Vittorio De Sica, que não foi contemplado pela coleção da Folha, foram os principais responsáveis pela criação do neo-realismo italiano, movimento cinematográfico que surgiu na Itália após a Segunda Grande Guerra Mundial. O marco inicial do movimento é o lançamento do filme de Rossellini, Roma, città aperta (1944-1945), rodado logo após a libertação de Roma, nitidamente influenciado pelo realismo poético francês. 

Trata-se de um filme que procura mostrar com intensidade a escolha dos alemães pela ideologia da raça pura. Alguns italianos, membros da resistência lutam para debelar a influência dos alemães e coloboradores locais. É preciso notar que esta façanha torna-se implácavel e sem sucesso. 

Os filmes de resistência ao nazismo, tanto de italianos, como franceses ou mesmo dos países escandinavos, não devem obscurecer o fato de que expressivo número de pessoas destes países apoiaram os regimes fascistas e nazistas na Europa. Parece haver uma meia-culpa que permeia estas produções de filmes concretizados após o conflito mundial ou uma perplexidade que atravessa as consciências europeias fruto talvez de uma aflição pela ocorrência de tamanha atrocidade cometida durante a Segunda Guerra Mundial e apoiada pelos europeus.

Assim estampada esta ressalva o filme de Rosselin merce ser visto, pois, permeia em sua idealização um certo humanismo que anda fazendo falta nos dias de hoje.

4 comentários:

  1. OLÁ PROFESSOR JAILSON

    ESTE FILME DEVE SER MUITO BOM, AINDA MAIS QUANDO RETRATA A RECONSTRUÇÃO DE UM PAIS APÓS A GRANDE GUERRA. RECENTEMENTE LI UM LIVRO QUE O PERSONAGEM PRINCIPAL ERA UM EX COMBATENTE E DESCREVIA OS HORRORES E A FASE POS GUERRA,COMO OS EUROPEUS CONSIGUIRAM A SUA SUPERAÇÃO.
    UMA AMIGA DESCOBRIU AQUI NA BAHIA, UM RAPAZ QUE FORNECE FILMES POR ENCOMENDA, FIZ UMA LISTA DE ALGUNS FILMES CLASSICOS E GOSTARIA DE ALGUMA DICA SUA, SEI QUE CONTRIBUI MUITO COM SUAS POSTAGENS,MAS JÁ ESCOLHI( OS GIRASSOIS DA RUSSIA, PASSARO AZUL, AS PONTES DE MEDICE E ALGUEM TEM QUE CEDER) PELA MINHA LISTA, DEIXEI CLARO QUE PREFIRO OS DRAMAS E ROMANTICOS(RISOS)
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO

    REGINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Lá vai o primeiro grande clássico "A ponte do rio Kwai" - depois desse filme todo mundo vai querer assoviar; Laurence da Arábia - como a loucura está tão perto de homens normais... Depois indico mais.

      Jailson

      Excluir
  2. OLÁ

    ESQUECI DE DIZER QUE HOJE ME DELICEI COM UM CLASSICO DOS ANOS 60, DIO COME TE AMO.SÓ OUVI ESTA LINDA MUSICA, JA FOI BOM DEMAIS.
    ABRAÇOS
    REGINA

    ResponderExcluir