Sou suspeito para falar de Acossado de
Jean-Luc Godard, pois durante um certo período devo estudar a fundo sua obra.
Sendo assim, arriscarei algumas palavras neste blog. Representante máximo da Nouvelle
Vague, movimento de renovação estética e cinematográfico francês, Godard
exerceu uma influência em vários cineastas de distintos países e
nacionalidades.
Ao longo da década de 1960, Jean-Luc Godard assumiu
um papel cada vez mais preponderante no meio cinematográfico brasileiro, fruto,
talvez, de uma maior difusão de seus filmes e de seus escritos no país.
Para os cineastas brasileiros, Godard constituiu um
índice para se referir aos seus sentimentos, e por outro, o cineasta francês,
com Acossado, “reinventou o cinema”, e sua marca para a sétima arte foi
a liberdade.
A partir dos anos finais da década de 1960, com a
radicalização das manifestações dos movimentos sociais e estudantis no contexto
mundial, a Guerra do Vietnã e o assassinato de Che Guevara na Bolívia, o cinema
político alcança maior relevo. É neste cenário que a obra de Godard ganha maior
relevo.
Acossado é um filme que recebeu influência do cinema noir
americano marcado pela atmosfera de suspense, assassinato e intrigas que
podemos encontrar naquele gênero cinematográfico estadunidense. Vale conferi-lo
em 2012.
OLÁ PROFESSOR JAILSON
ResponderExcluirVALEU PELA DICA, COM SUAS EXPLICAÇÃOES TUDO FICA MAIS FACIL!