Total de visualizações de página

domingo, 1 de janeiro de 2012

Acossado de Jean-Luc Godard



Sou suspeito para falar de Acossado de Jean-Luc Godard, pois durante um certo período devo estudar a fundo sua obra. Sendo assim, arriscarei algumas palavras neste blog. Representante máximo da Nouvelle Vague, movimento de renovação estética e cinematográfico francês, Godard exerceu uma influência em vários cineastas de distintos países e nacionalidades.

Ao longo da década de 1960, Jean-Luc Godard assumiu um papel cada vez mais preponderante no meio cinematográfico brasileiro, fruto, talvez, de uma maior difusão de seus filmes e de seus escritos no país.

Para os cineastas brasileiros, Godard constituiu um índice para se referir aos seus sentimentos, e por outro, o cineasta francês, com Acossado, “reinventou o cinema”, e sua marca para a sétima arte foi a liberdade.

A partir dos anos finais da década de 1960, com a radicalização das manifestações dos movimentos sociais e estudantis no contexto mundial, a Guerra do Vietnã e o assassinato de Che Guevara na Bolívia, o cinema político alcança maior relevo. É neste cenário que a obra de Godard ganha maior relevo. 

Acossado é um filme que recebeu influência do cinema noir americano marcado pela atmosfera de suspense, assassinato e intrigas que podemos encontrar naquele gênero cinematográfico estadunidense. Vale conferi-lo em 2012.


Um comentário:

  1. OLÁ PROFESSOR JAILSON


    VALEU PELA DICA, COM SUAS EXPLICAÇÃOES TUDO FICA MAIS FACIL!

    ResponderExcluir